terça-feira, 11 de maio de 2010

Gata torna-se mãe adotiva de linces

Em pleno Dia das Mães, uma gatinha deu exemplo de amor incondicional ao adotar três filhotes de lince, na Carolina do Sul, Estados Unidos. De acordo com o site msnbc.com os linces ficaram órfãos depois que a casa onde estavam abrigados foi demolida e acabaram sendo acolhidos pela gatinha Zoe, que acabara de dar cria a dois adoráveis filhotes. Atualmente, a família vive no centro de animais resgatados Carolina Wildlife Care, próximo à Columbia.

A expectativa é que os linces fiquem sob os cuidados da gata Zoe por cerca de cinco semanas, tempo suficiente para que os filhotes sofram a influência de um felino em suas vidas, e com isso, não sejam descaracterizados nem percam sua identidade. “É importante que eles recebam os cuidados de animais de espécie ao menos similar à deles”, declarou Joanna Weizel, diretora executiva da entidade.
Segundo a publicação, após a estadia com Zoe e seus filhotes, os linces precisarão ser retirados, por questão de segurança. Os animais terão suas garras e dentes mais afiados, podendo machucar a cria indefesa de gatos domésticos. É esperado que os linces atinjam nos próximos meses o tamanho de um cachorro de 30 kg enquanto seus irmãos domésticos, algo em torno de 5 kg.
Uma vez desmamados, os linces serão transferidos para um outro habitat, construído especialmente para recebê-los. O objetivo é evitar ao máximo o contato deles com seres humanos. “Se eles perderem seu medo natural dos seres humanos, seria quase como uma sentença de morte para eles no futuro”, explicou Joanna.
O habitat construído pelo Carolina Wildlife Care irá custar cerca de dois mil dólares, sem incluir os roedores necessários para ensinar os pequenos linces lições de caça. A expectativa é arrecadar dinheiro o bastante para cuidar dos felinos selvagens até os 18 meses, tempo suficiente para os animais serem devolvidos com segurança à natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário